Gênero: Musical
Produtora: Harmonix
Distribuidora: MTV Games
Lançamento: 09/09/2009
Nota: 9,5
Review
Criando ânsia de espera desde seu anúncio, The Beatles Rock Band chega na astrológica data de 09/09/09 por um precinho meio salgado, mas agradando até o fã mais exigente do quarteto de Liverpool.
Pra começar, nada mais obóvio do que a tela inicial!
Tudo no game foi feito com o maior cuidado possível, desde a escolha do repertório, passando pelos controles, até o visual, e fica claro o respeito dos produtores para com a banda (ou talvez alguma exigência de contrato, mas acho difícil), pois não é possível alterar nada das canções originais: a alavanca da guitarra não interfere no som, não há viradas de bateria para ativar o especial, bastando acertar o verde na hora certa, e mesmo que você queira tocar algo diferente no início ou no fim das músicas, fica mudo.
Esse é o que vem no kit carregado de sal
Antes de cada música você ouve trechos de áudio extraídos dos locais dos shows, tal como multidão gritando, apresentador falando ou até a própria banda trocando idéia ou arranhando algumas notas.
Uma banda com 2½ frontmen não é pra qualquer um!
O modo história é simplesmente fantástico, trazendo várias fases e famosas aparições da banda, desde o Cavern Club até o topo do prédio da Abbey Road, a última exibição em público dos Beatles.
Tu achava que esse lance era sacada do U2? Nada disso mófilho!
Na fase em que eles não faziam mais shows (depois do LSD), aparece a data da gravação na tela de loading e a banda é mostrada em estúdio (no Abbey Road, claro), mas conforme a música a parada vira um vídeo clipe, entrando na viagem das mesmas, trazendo um visual tão bacana que muitas vezes a gente acaba errando notas por querer assistir ao que está na tela.
E não é que os bigodes voltaram à moda?
A meta final de The Beatles: Rock Band não é nem terminar o modo história, mas sim conseguir estrelas para liberar fotos e, consequentemente, vídeos, ambos raros e curiosos em sua maioria.
Prêmios para os fãs
O desafio do game não é grande, mas conseguir cinco estrelas não é fácil... acontece de você tirar 98% e ficar com quatro, sendo mais importante a pontuação do que a porcentagem, então saber usar o especial para multiplicar os pontos é fundamental.
Tá, cinco estrelas em "Twist and Shout" não é muito difícil
Não tinha como fazer um jogo desses sem ficar grandes músicas de fora, mas tendo em vista que para agradar a todos seria necessário colocar todas as músicas de todos os discos e singles, o repertório do game não faz feio, mas que poderia ter umas quinze músicas a mais, poderia.
"THIS IS YOUR BIRTHDAY!"... faltou "Ob-La-Di, Ob-La-Da"!
Uma oportunidade desperdiçada é que não dá para criar personagens, o que é uma pena, pois seria muito bacana se criar no game para tocar junto com os Beatles, mas levando em consideração o total respeito pela obra e pelos caras que a Harmonix teve, é algo totalmente compreensível.
Tecladinho Vox ao fundo, não utilizado
Cantar os harmônicos é um desafio muito interessante e complexo, pois se os cantadores de plantão não tiverem uma boa noção de harmonia vocal, além de um mínimo de técnica, a parada vai ficar horrível, mas se a galera mandar bem, fica porretaço! Só lembrando que não é possível escolher cantar a parte de John, Paul ou George, você escolhe simplesmente solo ou harmônicos, onde as vozes aparecem em cores diferentes e cada um faz a parte que escolher.
Cada um na sua e ti vira, malandro!
Ao executar o game pela primeira vez é perguntado se você quer instalar uma pequena parte do game no HD para agilizar a leitura (o que é recomendado), fazendo com que as músicas sejam carregadas muito rapidamente, parecendo até game de cartucho.
Treino no Abbey Road Studio... nada mais original
Resumindo, The Beatles: Rock Band não poderia ter ficado melhor. É facilmente compreensível entender o motivo pelo qual coisas que poderiam ter sido incluídas não foram, então você pode ter certeza que comprando este game terá o melhor que poderia ter, e a parada é obrigatória a todos, fãs, simpatizantes e principalmente para a molecada de hoje, pra ver se aprendem a apreciar música de verdade e a agradecer os caras que criaram mais da metade das técnicas e sacadas que eles ouvem até hoje.
Confira a lista de músicas nos comentários desse post.
Prós e Contras
- Visual perfeito
- Som cristalino
- Vocais harmônicos são um bom desafio
- Você não quer parar enquanto não liberar tudo
- “I got blister on my fingers”
- Poderia ter mais músicas
Vídeo
- I Saw Her Standing There
- Boys
- Do You Want To Know A Secret
- Twist and Shout
With the Beatles (1963)
- I Wanna Be Your Man
A Hard Day's Night (1964)
- A Hard Day's Night
- Can't Buy Me Love
Beatles For Sale (1964)
- Eight Days a Week
Help! (1965)
- Ticket To Ride
Rubber Soul (1965)
- Drive My Car
- I'm Looking Through You
- If I Needed Someone
Revolver (1966)
- Taxman
- Yellow Submarine
- And Your Bird Can Sing
Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band (1967)
- Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band/With a Little Help From My Friends
- Lucy In The Sky With Diamonds
- Getting Better
- Good Morning Good Morning
Magical Mystery Tour (1967)
- I Am The Walrus
- Hello Goodbye
The Beatles (White Album) (1968)
- Dear Prudence
- Back In the U.S.S.R.
- While My Guitar Gently Weeps
- Birthday
- Helter Skelter
Yellow Submarine (1969)
- Hey Bulldog
Abbey Road (1970)
- Come Together
- Something
- Octopus's Garden
- I Want You (She's So Heavy)
- Here Comes the Sun
Let It Be (1969)
- Dig a Pony
- I Me Mine
- I Got a Feeling
- Get Back
Love (2006)
- Within You Without You/ Tomorrow Never Knows
Singles
- I Want To Hold Your Hand
- I Feel Fine
- Day Tripper
- Paperback Writer
- Revolution
- Don't Let Me Down