Testado com os games: Halo 3 e Forza Motorsport 2
Nota: Pra quê?
A Rê Viu
As filas nas lojas de games estados-unidenses davam voltas em quarteirões no dia 21 de novembro 2005, a véspera do lançamento oficial do Xbox 360 por lá. Depois de alguns dias, as filas davam voltas nos quarteirões dos pontos de assistência técnica da Microsoft. Motivo? Confira logo após a foto.
Console americano feito por orientais... isso se chama globalização!
Um fantasma acompanha o Xbox 360 desde o lançamento, e a tal entidade atende pelo nome de Three Red Lights, mas assim como o coisa ruim, é conhecido por algumas variáveis, como 3RL, três luzes vermelhas, três luzes do capeta ou luzes da morte (essa é macabra).
"... não nos deixeis cair em tentação, mas livai-nos das 3RL, Amém"
Esse problema, gerado por super-aquecimento, travou o fiofó de muita gente que tava seca pra comprar o console, principalmente nós, brasilianos, que temos que pagar muitas vezes mais do que o triplo do valor dos EUA para termos o console aqui.
Na mesa do DEIC...
A Microsoft extendeu a garantia para três anos em resposta à falta de confiabilidade do console e tomou algumas iniciativas técnicas para acabar com o problema, lançando uma nova placa-mãe com melhores dissipadores de ar, batizada de Zephyr. Alguns casos de 3RL foram registrados com essa placa, mas nenhum por super-aquecimento. Ah, mas como assim? Confira logo após a foto.
A bagaça conta com três conexões USBs, duas frontais e uma traseira
O Xbox 360 tem quatro luzes que se acendem de acordo com o que acontece no console. Primariamente elas identificam os controles sincronizados, jodagor um, dois, três ou quatro acendente a luz verde correspondente. Ginasiamente (primário, ginásio, sacou? heim? heim?), ela identifica erros que o console pode estar sofrendo para você estar resolvendo ao estar ligando para o SAC deles.
As luzinhas nas cores do bem
Cada uma dessas luzes vermelhas significa uma coisa, erro de software, de drive e tals, e as três luzes acessas é a indicação de que há um erro de hardware no console, a GPU que pifava ou as memórias que se soltavam, já nas placas Zephyr esse erro é acusado por outros motivos que não esses dois, que era o que acontecia no caso das placas antigas. As tal luzes acendem até se tiver um cabo mal encaixado, bastando encaixá-lo direito para elas sumirem e o bicho funcionar normalmente.
Traduzindo: "seu drive foi pra jesuis"
A fim de acabar de vez com o mito das luzinhas, a Microsoft lançou outra placa, a Falcon, com mais tecnologia, processador menor e melhor dissipação de ar.
No meio da vida das placas Zephyr, foi lançada a versão Premuim HDMI (não identificada facilmente na caixa), acompanhando a versão Elite, a top de linha, sendo que a báscica, chamada Arcade, também acompanhou a evolução.
"Que indescência, com os buracos a vista!"
Identificado como Xbox 360 Go Pro, a caixa traz um controle sem fio, fonte, cabo de áudio e vídeo componente com HDTV, cabo de rede e headset. Achou que falta alguma coisa? Não, o cabo HDMI não vem com o console. Ele tem a saída, mas pra usá-la você tem que comprar o cabo separadamente. Ah, e vem o console também, que é grande pra cacete! Quase do tamanho do primeiro Xbox.
Filho de peixe, peixinho é
Com tudo conectado, ao ligar o console a primeira coisa que se estranha é o barulho que ele produz, devido à potência dos coolers, mas nada que um som alto não resolva.
O sistema operacional do Xbox 360 é baseado em quatro páginas: Xbox Live (para navegar na rede do Xbox 360), Games (auto-explicativa), Mídia (onde você acessa músicas, fotos e tals) e Sistema (com as configurações e tudo o mais), tudo no velho e bom português brasileiro. Não é preciso acessar o jogo dentro do sistema operacional, com o disco inserido, ele carrega automaticamente.
Esse roxinho é em homenagem ao novo uniforme teletubie do Curíntia
Com os jogos rolando, o console flui numa boa, mostrando ser uma máquina foderosa. Alguns loadings são um pouco demorados, mas aí varia de game para game.
O som é ótimo, caindo como uma luva num home theater daqueles porretas. A qualidade gráfica deixa é o trunfo do console, estando a frente até mesmo do Playstation 3 até o momento, mas alguns jogos ainda têm texturas e elementos meio que feitos nas coxas, mas, mesmo assim, não há um serrilhado se quer, por exemplo.
Não, o logo do 4G não está dentro do sistema operacional
O controle sem fio é bem confortável, com dois gatilhos analógicos, ótimos para jogos de corrida, pios ficam com as funções de acelerador e freio. Ao todo, ele tem a mesma quantidade de botões que os Playstations.
O tal cabo que tem deve ser comprado separadamente
Como o HD tem um tamanho considerável, memory cards são totalmente dispensáveis e, se seu HD lotar (o que só acontece se você for um comprador on-line compulsivo), é só comprar outro e utilizar os dois da maneira que quiser.
HD, HDD, HDTV, HD-DVD, HDMI, essas siglas confundem muita gente
O Xbox 360 é um puta console (que chegou meio atrasado no 4G, é verdade) e que apresenta um ótimo custo-benefício em sua versão Go Pro, a antiga Premium, principalmente se você descolar os lotes mais novos, que vêm com a placa Falcon, mais confiável e resistente. Mas pra comprar ainda é preciso guardar o dinheiro debaixo do colchão, pois o bichinho ainda tá meio caro.
Vídeo (Comercial banido)
Já tive problema com as 3RLs, chamo de As Três Luzes do Inferno, mandei duas vezes para a assistência, fiquei sem o console 2 meses, gastei 500 mangos e acabei abrindo o XBox, com ajuda do YouTube e resolvendo o problema com o Mod das Borrachinhas.
Valeu pela matéria.
E parabéns pelo blog, bem legal.
Fui.
Valeu, grande abraço ;D
alysssoncorrea@hotmail.com