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GRID



Gênero: Corrida
Produtora: Codemasters
Distribuidora: Codemasters
Lançamento: 03/06/2008
Nota: 9,2


A Rê Vendo
Nessa geração de consoles, falou em game de corrida, falou em Codemasters. Os caras só acertam a mão nesse gênero. Começou com DiRT e se aperfeiçoou com GRID, sem contar que estão lançando FUEL e já estão com a licença da Fórmula-1 e produzindo o game que sairá apenas em 2010. Tá longe, sim, mas pra quê pressa se os caras só fazem obras-primas?


Fumaça saindo de dentro do carro? Será que o piloto é o Little Jacob, do GTA IV?

GRID foi feito na mesma engine de DiRT, mas com outro propósito. DiRT é um simulador de raly e ponto. GRID é um simulador de corrida de carros de turismo e monopostos, podendo ser considerado uma continuação direta do TOCA Race Driver 3, último título da série TOCA na geração PS2/Xbox/Cube.


Se tocar nos cones a PM te cerca!

A proposta do game é a mesma, porém muito mais evoluída e com um quezinho de arcade, já que há a possibilidade de voltar alguns segundos no tempo quando se faz uma cagada na corrida e corrigir a merda toda. A quantidade de vezes que se pode fazer isso por corrida varia de acordo com a dificuldade escolhida. Esse recurso é chamado de fhashback, nada mais óbvio, né?


Os gráficos não são tão reais... o cavalo da estátua nem tá cagando!

Os gráficos são maravilhosos, com detalhes em locais até desnecessários. O sistema de danos é bem real e preciso, mas para interferir na performance tem que ser uma porrada das boas.


Carro cor-de-barata... ótima escolha do ponto de vista publicitário!

A inteligência artificial dos oponentes é ótima. Se você estiver por dentro na entrada da curva, eles defendem, se você vai por fora, eles espalham pra não te deixar passar, se você estiver defendendo posição eles tentam te passar de todas as maneiras, isso quando não dão toques para tirá-lo da pista.


Em clima de festa junina!

Também não é raro você ver os carros controlados pelo computador fazendo isso entre eles, causando acidentes na sua frente, ou te fazendo ganhar posições de graça, ou te fodendo de vez pra tirar do cidadão que está atravessando a pista depois de bater num oponente, isso tirando quando você só ouve o barulho da porrada entre dois ou mais vindo de trás (opa!).


Isso se chama "sair de traseira"

Tendo isso em vista, ultrapassar é um tanto quanto difícil, e exige manobras arrojadas do jogador e, na maioria das vezes não-limpas, deixando o carro bater no oponente para poder ultrapassá-lo.


Force muito que acaba assim, isso se você não for o que fica pro lado contrário!

As pistas são as já conhecidas de outros jogos do estilo, com algumas novas no Japão e nos EUA, que tem umas de rua que fazem o circuito de Mônaco parecer um brinquedinho Fisher-Price ultra-seguro.


Catedral gótica? Isso deve ser na França... ela deve estar n'O Código Da Vinci"...

O modo carreira é bem interessante. Nele você cria uma equipe, define nome, suas cores e tals, e, a partir daí, cada carro comprado para participar das competições recebem a pintura já selecionada. Fora os prêmios por objetivos ou colocação, existem os patrocínios que, quanto melhor sua performance e maior sua evolução, mais eles lhe oferecem para estampar suas marcas na sua caranga.


Uhn, encostando na COBRA... sei...

A maioria deles exige algo em relação à performance, senão eles não pagam, como terminar no mínimo em terceiro, ganhar a corrida, terminá-la sem nenhum arranhão (o que é um absurdo) ou simplesmente chegar ao fim, com premiações variáveis, sendo que o patrocínio principal é pago em dobro.


Tomada no estilo "Velozes e Furiosos"

Você pode contratar também um segundo piloto pra equipe, mas o cara muitas vezes dá mais prejuízo do que lucro.

Existem também os eventos especiais, como as 24 Horas de Le Mans, que fecha a temporada.


Sabia que é reflexo nosso sempre desviar pra esquerda? Por isso existe a mão inglesa!

Tudo é apresentado numa interface bem semelhante à de DiRT, inclusive com os dados mostrados durante os loadings, mas de uma maneira mais modernosa
.


"Ai, cacilds! Depois daquela lotação eu tô ralando em todo lugar!"

Agora vamos aos poucos defeitos: não tem como fazer upgrades nos carros (o que pode ser uma vatagem para alguns), e não há uma classificação para as corridas, restando a você largar da posição que a máquina escolher, e às vezes, dependendo do circuito, fica impossível ganhar a corrida tendo que ultrapassar todos os carros quando se larga em último.


Asfalto molhado, isso parece até cena de filme!

Enfim, GRID é o melhor jogo de corrida da atualidade, meclando muito bem o simulador com o arcade, trazendo várias categorias (inclusive drifting) dentro de um mesmo jogo. Vale, e muito, o investimento!

Prós e Contras
- Ótimos gráficos
- Jogabilidade perfeita
- Sistema de carreira bem interessante
- Batidas no melhor estilo Burnout
- Inteligência artificial super-apurada
- Realismo à flor da pele

- Campeonatos com formatos limitados
- Sem multiplayer local


Vídeo


1 Comment:

  1. Patrick Borba Cabeleira said...
    Esse é O MELHOR na minha opinião, até o momento, claro!
    Ele tem TUDO que um bom jogo de Corrida precisa ter: Realismo, Excelentes Gráficos(Acompanha o Realismo...), e uma grande diversidade de carros e pistas.

    Agaaain, Great Review! =D

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