Rede 4G: beta | Podcast | PS2 | Wii | x360 | PS3 | Mobile | PC



Gênero: Luta
Produtora: Atlus
Distribuidora: SNK Playmore
Lançamento: 22/11/2011
Nota: 9,0



+ Gráficos refinados
+ Online estável
+ Muitos modos de jogo
+ Suave na jogabilidade
+ Modo história/arcade muito bacana
- Quantidade de golpes reduzida
- Alguns personagens ficaram esquisitos


Esqueça KOF XII. Aquilo era uma demo mal acabada do que KOF XIII vem a ser: um jogo de luta em 2D clássico, bem balanceado, com pencas de personagens e modos de jogo, digno do nome que carrega. Mas ainda sim KOF XIII esta longe do que KOF veio a ser um dia. Longe, mas caminhando a passos largos.


Em briga de marido e mulher...

Esta é a maior revolução que a série já sofreu desde a grande reforma de 96 (parece até aula de história!) : Tudo no jogo foi refeito do zero, desde as animações a lista de golpes, músicas, sistema de combate e estrutura online (que era sofrível em KOFXII).


"Olha o que eu aprendi no ballet!"

Diferente do que ocorreu com as franquias clássicas de luta 2D como SF, MVC e MK, KOF se atem ao cerne de sempre: Tudo nele é 2D desenhado a mão com uma qualidade de animação absurda! Os cenários possuem dezenas de detalhes em movimento, as luzes são fantásticamente bem reproduzidas e os 33 personagens são muitísismo bem animados, sendo 2 exclusivos dos consoles. O conjunto da obra acaba por criar um dos jogos de luta mais bonitos atualmente.


"Moça, esse decote deixou meu pau pegando fogo!"

O mecânica, que era a única coisa solida no game passado, foi um pouco mais refinada, os danos equilibrados e a velocidade ajustada de forma a condizer mais com KOF XI (ainda no PS2) e os jogos mais antigos. Uma coisa esquisita é que todos os personagens tiram basicamente o mesmo dano e sofrem o mesmo. Nada de porradas sugadoras de energia do Maxima ou resistencia absurda do Goro.


Iron Man RULES!

As barras de energia são segmentadas em blocos, o que facilita na hora de calcular quanto dano é possível fazer com determinados combos.KOF nunca foi acessível a qualquer um, e não espere que esse de alguma forma seja. Agora, enquanto a jogabilidade esta mais próxima das origens, a lista de golpes seguiu pelo mesmo caminho: Como tudo esta sendo recriado do zero, os golpes estão em quantidade muito pequena, próximo do que era em 94/95.


Aê, vamo bate um sumô?

Normalmente cada personagem tem 3 ou 4 magias, um especial e um ultra. Alguns possuem dois especiais, outros possuem masi golpes normais, mas a média é essa. Claro que a lista mantem os golpes mais clássicos da franquia, assim a jogabilidade não precisa ser reaprendida, mas personagens como Iori estão totalmente diferentes, o que vai exigir algum treino antes de voltar a ativa.


Ih moça, ta vazando ai atrás?

As músicas estão excelentes. Parece que voltamos aos tempos aúreos das trilhas da SNK, daquelas que grudam. Algumas, como a de Billy Kane, são remixes das trilhas originais mas a maioria são novas e condizem bem com o duelo ou cenário de fundo.


Clark e Ralf: os próximos DLC de Gears of War

A quantidade de modos de jogo impressiona, tem survival, um modo para alterar as cores dos personagens, um modo de treino, desafios, online e a cereja no topo do bolo: o Arcade e o History.
O Arcade é o clássico dos arcades. escolha 3 e vá derrubando trio por trio até a luta final. O que muda é que toda luta tem um dialogo antes e todos eles são muito bacanas de se ver. Rivalidades, provocações e papo furado são extremamente divertidos de se ler.


"Fala ai amigo, vamo ali tomar uma breja?"

O History segue a mesma linha do arcade, mas de maneira mais intensa: Dezenas de cenas de artwork e textos que contam a história em detalhes entremeiam cada duelo em busca de Ash, que robou os poderes de Iori e de Chizuru e agora busca o de Kyo, o clãs dos "outros" que querem ressuscitar Orochi e a galera que luta pra impedir que o mal prevaleça. Aqui voce não monta o trio mas os dialogos são mais intensos e a história é muito bem contada.


"Chupa essa moleque...err... Moça!"

Compro ou não compro?
Gosta de jogos de luta em 2D? Ainda tem dúvidas? KOF XIII é um dos melhores dessa geração até o momento. Vale cada cent, sem medo de ser feliz! Ponto pra Atlus e pra SNK!