Rede 4G: beta | Podcast | PS2 | Wii | x360 | PS3 | Mobile | PC

DiRT



Gênero: Corrida / Rally
Produtora: Codemasters
Distribuidora: Codemasters
Lançamento: 19/06/2007
Nota: 9,0



A Rê Vendo
DiRT, traduzindo do inglês para o português segundo o dicionário Michaellis: 1 lodo, lama, barra, poeira. 2 imundície, sujidade, porcaria. 3 esterco. 4 sordidez, vileza, baixeza, mesquinhez, sujeira, obscenidade. 5 Min cascalho, areia, escória, refugo. Logo, se o jogo tem um nome que significa isso tudo aí, não tem como ser ruim!



"Zão se preocupa zão zente, za zuzu bem combigo"

DiRT é um puta jogo e, como o nome sugere, o que mais se vê nele é, tchanã, sujeira! Qualquer um pode comprovar isso ao jogar. Antes de começarem as corridas, os carros estão maravihosamente limpos e brilhantes, no final delas, eles estão imundos, empoeirados e quebrados (duvido que você termine um evento sem nenhum arranhãozinho).


Um táxi do Rio de Janeiro disputando rally?

DiRT, pra quem não sabe, é o último título lançado da franquia Colin McRae, mas sofreu uma modificação tão grande em relação aos anteriores, que nos EUA o nome do falecido campeão foi retirado do título. Na Europa, por motivos de popularidade da categoria, o nome dele ainda está presente, mas você pode ter certeza que se ele tivesse morrido antes do lançamento, os marketeiros americanos colocariam o seu nome no jogo sim, pois isso faria as vendas aumentarem consideravelmente.


Propaganda do Lada na Rússia após o fim do comunismo

Nos games anteriores só haviam corridas contra o relógio, tal qual as da WRC (World Rally Championship, a Fórmula 1 dos ralies), mas em DiRT isso mudou, calma, calma, as contra o relógio ainda estão presentes com navegador e tals, mas agora há eventos contra vários outros oponentes e não só em carros de "passeio" comuns, mas também em 4x4, pickups, jipes e caminhões, inclusive com categorias norte-americanas.


"Eu era pobre, adava de chinelo, hoje sou rico, ando de Pajero" by Karnak

Todas essas categorias são apresentadas de forma não-linear num menu com uma interface simplesmente foda, algo nunca visto antes em game de qualquer gênero. Tudo é flutuante e os eventos são organizados numa pirâmide que, conforme os eventos disputados, outros são abertos, deixando uma certa liberdade para o jogador escolher a ordem que quer disputá-los.


Não, não é Sega Rally

Esses eventos consistem na maioria em uma simples corrida, seja ela contra oponentes físicos ou contra os seus tempos, cada um com determinados carros que podem participar, somando quarenta e seis veículos diferentes, todos com opções diferentes de cores.


Tem espaço até pro Pedro e pro Bino!

Alguns carros devem ser comprados e, para isso, é preciso ganhar as corridas para conseguir dinheiro. O prêmio varia de acordo com a dificuldade escolhida.


"Mas não tinha outro lugar pra enfiar essa porra desse toco?"

Com o RT apertado, o jogo flui liso, com pouquíssimos slowdowns quase imperceptíveis em alguns momentos quando aparecem vários carros na tela, mas nada que comprometa o desempenho do jogo ou jogador, que é presenteado com uma sensação de velocidade que só perde para os Burnouts da vida. Praticamente tudo no carro é passivo de dano, aliás, eles são sensíveis até demais... um totozinho no carro da frente já é motivo pra se perder o pára-choque.


A evolução da coisa

As pistas são ricas em detalhes e a maioria são reproduções de localizações reais. Pena que as superfícies fofas como areia e lama não fiquem com as marcas dos pneus. Aliás o carro chega imundo ao final, mas poderia subir mais poeira quando se está em alta velocidade.


"Ops, escapoliu"

A jogabilidade é um meio termo entre o arcade e o simulador, sendo um pouco mais puxada para o segundo, porém mais fácil do que os games anteriores e jogar na visão do piloto é algo indescritível.


Passeio pelo bosque... a 200 km por hora

Além do modo carreira (o da pirâmide) há o Single Event e o Championship, onde é possível disputar campeonatos clássicos. Há também as disputas on-line, mas são meio fuleras, já que você joga sempre contra o relógio, disputando tomadas de tempo com uma caralhada de gente, mas sempre sozinho na pista.


"Troco Silverado por Xbox 360, pau a pau"

Bom, os gráficos são detalhistas ao extremo, os danos são muito variados, a jogabilidade é muito boa e as corridas, mesmo contra o relógio, são emocionantes; há alguns pormenores que poderiam ser melhores, mas eles não afetam quase nada na qualidade de DiRT, que é um jogo felomenal!

Prós e Contras
- Gráficos cristalinos
- Sistema de danos bem detalhista
- Intarface de menus simplesmente animal
- Jogabilidade bem equilibrada
- Bastante conteúdo para jogo off-line

- Alguns slowdowns bem de vez em quando
- O Multiplayer deixa a desejar

Vídeo