Rede 4G: beta | Podcast | PS2 | Wii | x360 | PS3 | Mobile | PC



Gênero: Esporte / Futebol
Produtora: EA Canada
Distribuidora: EA Sports
Lançamento: 09/10/2007
Nota: 8,9



A Rê Viu
Praticamente desde o início da existência da série Winning Eleven, a série FIFA vem perdendo adeptos, ficando somente com aqueles mais fanáticos que não trocam as licensas oficiais por nada. Mas com FIFA Soccer 08 a história é outra.



Chuta que é macumba!

Depois de tentar enrustidamente imitar alguns recursos e até animações dos Winning Eleven, a Eletronic Arts decidiu escancarar a parada e fez o que poderia ser uma nova versão do clássico da Konami, porém com uns pequenos toques de FIFA (também pudera).


"O que, Ney? Quem? O Wayne? Ah, O Wayne é ruim, Ney"

As licenças estão todas lá, e os modos de jogo também, com destaque para a novidade da vez, o Be A Pro, que acaba sendo quase que um outro jogo dentro de FIFA 08, pois consiste no seguinte: tu escolhe um jogador e disputa amistosos, campeonatos ou torneios com o time dele, porém, controlando só ele.


Frame 1

Os controles nesse caso são os mesmos do jogo tradicional, porém, os controles sobre os demais jogadores são limitados a pedir coisas, como passe (sempre pra você mesmo), chute ou pra apertar na marcação. De resto, cabe a você correr por todo o campo, sempre respeitando a sua posição dentro dele.


Frame 2

Ao contrário do que parece, o Be A Pro está longe de ser chato, pois faz você enchergar o jogo com uma dinâmica completamente diferente, sem contar que a câmera nas jogadas de ataque é, no mínimo, empolgante, tanto é que está disponível também para os jogos convencionais.


Bend it like Beckham

Conforme a sua atuação nos jogos, você é avaliado automáticamente, somando pontos a cada passe certo, chute a gol, o gol em si, drible, roubada de bola e tals, e subtraindo quando você perde a bola, toma gol, fica fora de sua posição por muito tempo e coisas do tipo.


Esse é o loading da bagaça... 1x1 - linha x goleiro

Essa história de controlar um jogador só é levada tão a sério que se o jogo for para os pênaltis, você só vai cobrar o seu e acabou, o resto você só assiste.


Opa, a canela fica!

O game tem uns menus meio confusos, mas há bastante possibilidades de ajuste para estratégia, posicionamentos e tals. A inteligência artificial está bem desafiante também, algo que a série carecia um pouco.


"Ai, queria tanto entrar de mãos dadas, que nem o Brasil naquela Copa"

Os gráficos são o primor do jogo. Há uma caralhada de animações para as mais variadas situações, e houve uma atenção especial com o movimento dos uniformes, que são excelentes, pena que há muitos rostos genéricos nos jogadores, ficando só os mais famosos com suas faces bem fiéis.


Seu nome era pra ser Anemayor, mas o pai foi registrar com o nariz entupido, deu nisso

O jogo é rico em detalhe, sendo possível até ouvir o técnico gritando com os jogadores, inclusive em português, mesmo sem o dito cujo aparecer na beira do gramado. Aliás, nem o trio de arbitragem aparece nos jogos, só para dar os cartões e tals. Um outro detalhe que foi mancada é que o clima é sempre o mesmo, não há jogos sob chuva ou neve, por exemplo.


"Olho no lancê... pelas barbas do profeta!!!"

A jogabilidade está mais refinada, lembrando muito, mas muito mesmo os Winning Eleven, só que com alguns botões trocados. Os dribles saem facilmente, desde que executados com os jogadores certos e no timing certo, já que tudo tem que ser feito um pouco antecipadamente, e a maioria se resume em segurar LT e usar o RS para fazer os movimentos.


"Pega esse cara!! Ele roubou meu bimbo!"

O som está na mesma base de sempre, porém com uma narração mais detalhada, mas ainda sem o famoso grito de gol que estamos acostumados (malditos ingleses!). Todos os times têm gritos de suas torcidas e os efeitos gerais estão bem reais.


No dia que o Brasil tiver estádios assim a coisa vai tá boa

FIFA Soccer 08 mostra que a Eletronic Arts não parou no tempo, enquanto a Konami se acomodou com a liderança. Agora, como diria Kléber Machado, os japoneses vão ter que correr atrás do prejuízo pra não perder esse jogo.

Prós e Contras
- Gráficos e animações animais
- Com Be A Pro você esquece da Master League
- Narração bem variada
- O controle melhorou bem
- Dribles bem fluentes

- Não tem Copa do Mundo e nem Continentais
- Muitos rostos genéricos nos jogadores
- O clima é sempre o mesmo, sem chuva nem neve


Vídeo