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Gênero: Ação / GTA
Produtora: Rockstar North
Distribuidora: Rockstar Games
Lançamento: 29/04/2008
Nota: 9,9




A Rê Viu
Nenhum jogo é unanimidade entre os gamers, mas a série GTA talvez seja a que mais chegue perto disso, e com Grand Theft Auto IV, ela quase chega à perfeição.



"Mãos ao alto, canalha. Sucker, preciso de reforços!"

Lembra do mapa de GTA San Andreas, que todo mundo achou um absurdo de grande? Então, o mapa Liberty City, a cidade de GTA 4, é no mínimo o triplo, já que não tem áreas rurais enchendo ligüiça. E tudo em alta resolução.


SHITzu, boa, haha!

Dessa vez você encarna Niko Bellic, um cara do leste europeu (nunca especificam de qual país ele é), que chega aos EUA de maneira ilegal, porém querendo deixar pra trás o seu passado criminoso lá com as ucranianas gostosas, tchecas gostosas, russas gostosas e muitas outras gostosas.


Momento Gears of War

Ele vem (ou vai, depende do ponto de vista) por indicação do seu primo Roman, que lhe disse que a vida nos esteites estava uma maravilha só. Mas quando Niko chega ele vê que a história não era bem essa. Roman tem uma empresa de táxis clandestinos e hospeda Niko num apartamento que não passa de um muquifo.


Morte online

Niko faz uns favores para Roman e depois alguns bicos de taxista, e com isso ele conhece uma caralhada gente, incluindo sua namorada, uns caras gente boa e outros do balacobaco, que acabam por re-incluir de vez Niko no mundo do crime.


"Taqui, chefia, essa foi o cara que cagou no elevador"

No começo você faz pequenos furtos e dá algumas coças em devedores dos caras que pagam pelo seu trampo, mas depois a coisa vai crescendo e você vai tomando conta do pedaço, assim como eu todo GTA, com a diferença que nesse é tudo com o máximo de detalhes possível.


Mulher de malandro aqui também é malandra, rapá!

As cenas não-interativas, que eram puladas por quase todos os jogadores, agora são um atrativo à parte, tendo em conta que os gráficos permitem melhor interação entre os personagens, o que rende bons momentos de risos para os jogadores.


"Uma carrocinha de cachorro quente... olha pra direita, olha pra esquerda"

As missões são das mais variadas possíveis e evoluem de acordo com a sua disposição de ir até os caras que te oferecem os trampos, tudo isso com controles mais refinados de maneira geral e com trocas de tiros mais animais, com maior fluência, mais emocionantes e com um quê de cinematográficas.


Velozes e vergonhosos

Tudo em GTA 4, no começo, é feito através de um celular. Com ele você administra seus contatos profissionais e fraternos ou amorosos, assim como aceita, recusa ou se oferece para trampos, depois a coisa vai evoluindo até chegar na itnernet.


Internet e lança-mísseis, hehe

Os gráficos estão acima da média de muitos jogos comuns (entenda comuns todos os jogos que não são no estilo de GTA). Em muitos aspectos, os gráficos são melhores do que os de Halo 3, por exemplo.


Haioul silver!

As pinturas dos carros brilham (e sujam); as roupas têm texturas diferentes (couro, tecido, jeans e tals); há vários tipos de asfalto pela cidade; é raro encontrar prédios com faixadas idênticas; a água tem ótima consistência; os efeitos de chuva são espetaculares; e tudo isso com raros slowdowns.


"Peraê que agora eu vou atirar pelo buraquinho do vidro!"

Mas beleza não é tudo sem detalhes e interatividade, e é aí que o game mais impressiona: atropelou alguém, fica sangue no carro; bateu a quininha direta do pára-choque traseiro? É lá que vai ficar marcado; quer comer a namorada? Vai ter que levar ela pra um passeio antes; Deu mancada com ela? Vai ter que gastar uma cacetade de crédito do celular pra ela te aceitar de volta; quer roubar um carro estacioando? Niko quebra o vidro com o cotovelo, abre a porta e faz uma ligação direta; comeu um dogão na rua? Vai te dar caganeira (tá, essa é zueira, hehe).


Se a Rockstar fosse capitalista que nem a EA, isso seria um Burger King

As putas estão presentes, é claro, e tem pra vários gostos, gordas, magras, loiras, morenas, ruivas, com muita ou pouca roupa... só não tem traveco (é bom deixar claro, vai que o Ronaldinho Gorducho pega o game pra jogar, hehe), e todas elas oferecem três tipos de serviço, cada um com seu preço. Nem precisa falar quais são esses serviços, né? Mas é preciso dizer que eles são quase explícitos.


O difícil é achar uma gostosa que nem essa da capa

De modo geral, é incrível como Liberty City tem vida. Tudo acontece de maneira muito natural, desde o funcionamento dos estabelecimentos comerciais até a puliça dando geral em meliantes, e o som colabora (e muito) para que essa imersão seja perfeita, principalmente se você tiver um bom sistema de home theater.


"Pronto, podemos ir pegar o bagulho"

Falando em som, GTA sem as famosas rádios não é GTA. Há estações de diversos estilos, com programações bem variadas... tem até uma especializada em hardcore, rapá! Mas nenhuma que supere a imortal V-Rock, de Vice City.


Ponte do rio que cai!

Há também programas de TV, que você pode assistir da sua casa (ou da casa de Niko, dependendo do ponto de vista também), e a grande maioria é bem divertida, com alguns desenhos nos moldes do quadro [adult swin], do Cartoon Network.


"Juro que não fui eu!"

Agora vamos falar dos defeitos.

A cidade é linda e tals, mas a inteligência artificial tem algumas mancadas, principalmente a dos motoristas, que não-raramente provocam engavetamentos sem mais nem menos.



Ai, mas se der uma chuva boa isso enche que nem o túnel do Anhangabaú!

Algunas vezes, e não não-raramente, as texturas demoram pra ser carregadas. Nada de surgir prédios do vazio, como em Driver 2 do PS1, os prédios estão lá, só que sem detalhes, eles aparecem depois e notar isso não é nada difícil, mas, como já foi dito, não é a todo momento que acontece.


"Cacete, tenho que esperar carregar a textura pra atirar!"

Toda vez que você termina uma missão, o game é salvo, porém, só as estatísticas são gravadas. Se você quer gravar o seu progresso, você tem que ir até a safe house e tirar uma soneca (é assim que a coisa funciona), e é recomendável fazer isso constantemente, pois não é acontece às vezes do game travar em alguns loadings. É raro, mas perder duas horas de missões cumpridas é pra deixar qualquer um doido.


A cena clichê de todo filme do Swarzenegger, Stalone e "Duro de Matar"

Voltando à parte boa, a história do game é coisa de outro mundo, a trama é muito bem amarrada e o jogador tem várias surpresas no decorrer dos fatos. Davia facinho pra esse roteiro ser adaptado para um puta filme de gansta, concorrendo com qualquer "Os Infiltrados" da vida.


Foto crássica pra encerrar

Grand Theft Auto IV é uma obra prima da Rockstar que pode ser aproveitada de diversas maneiras, seja ela cumprindo as missões, fazendo uma zueira pelas ruas ou jogando online. É obrigatório pra qualquer dono de videogame do planeta!

Prós e Contras
- É GTA, porra!
- História super-porreta
- Detalhamento gráficos acima da média
- Ótimo trabalho de dublagem e efeitos sonoros
- A melhor jogabilidade da série
- Muitas missões secundárias
- Muitas estações de rádios e divertidos canais de TV
- Longo prazo de validade
- Sem nenhuma censura!
- Ergh... poderia ter saído antes?
- A demora esporádica para carregar texturas
- A inteligência artificial às vezes deixa a desejar


Vídeo (trailer)



Gameplay


2 Comments:

  1. Anônimo said...
    bom review, mas não precisa salvar o jogo na casa... Depois das missões eu desligo, quando volto tá tudo bonitinho como eu havia deixado antes. hehe
    Vivard said...
    Então preciso trocar o meu...

    aliás, existem vários relatos de problemas que acontece com umas pessoas e não acontecem com outras...

    estranho

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