Rede 4G: beta | Podcast | PS2 | Wii | x360 | PS3 | Mobile | PC



Gênero: RPG
Produtora: Bioware
Distribuidora: Electronic Arts
Lançamento: 03/11/2009
Nota: 9,0






+ Mundo Fantástico!
+ Grande Pacas! É game pro ano inteiro!
+ Gráficos Top de Linha!
+ Jogabilidade acessível!
+ Enredo brilhante!
+ Sistema de raças/classes, que definem o enredo, supimpas!
+ Ótimos diálogos, músicas e dublagem!
- A movimentação do combate é lenta e esquisita
- Exige muito tempo e dedicação



Depois do espetacular Mass Effect, a galera da Bioware surge com mais um RPG gigantesco da cartola. Dessa vez inspirado em Tolkien, Oblivion e variações de fantasia medieval com um pouquinho de Diablo e enredo que se desenrola a lá Mass Effect, prepare-se pra perder sua vida social, namorada, cachorro, emprego...


Foto com dragão obrigatória

A história em Dragon Age se desenvolve de acordo com o personagem que voce criar, que pode ser humano, elfo ou anão, guerreiro, ladrão ou mago. A escolha da raça e da classe não só define os status iniciais, como também a árvore de habilidades, especializações disponíveis e a backstory do personagem. Cada combinação vai iniciar com um personagem numa situação totalmente diferente.


Esses peitos não são caidos, mas que estão abaixo de onde deveriam, estão!

A história central é a mesma: a cada era, o Arch Demon resurge das trevas guiando os demônios Darkspawns para destruir o mundo de Ferelden. Em todas as vezes que esse período de trevas chamado Blight ocorre, o grupo de guerreiros conhecidos como Grey Wardens, uma união entre elfos, humanos e anões, combatem ferozmente pela sobrevivência do planeta. O problema é que os indícios de um novo Blight começama surgir, mas os Grey Warden já não têm mais a mesma força de antes pra combater o mal.


♫ Embarque nesse carrosel...

É claro que seu caminho vai se juntar ao deles no decorrer da trama, assim como angariar um grupo de personagens que vai definir o rumo da guerra, mas como você vai chegar até lá é problema seu. A interação se dá praticamente da mesma forma que em Mass Eeffect, onde há um determinado grupo de opções pra cada pergunta feita e a sua resposta determina o caminho, tal como a forma como outras pessoas te tratam e os resultados das suas opções, ou seja, todas as sua decisões têm consequências.


Velociraptors de Satanás versus Ogro Purupulento Made in Bioshock!

O mundo de Ferelden é vasto e absurdamente complexo. Existe uma espécie de database que é preenchida conforme se conhece coisas e tals, e ela é tão absurdamente cheia de detalhes que quem curte esse tipo de literatura vai perder horas lendo as infos sobre Ferelden, suas lendas, cidades, povos, clãs, monstros...


Dante fazendo uma ponta pra pagar as contas

O patamar gráfico estar abaixo de Mass Effect, mas ainda assim a parada é fantástica, com cidades soberbas, e todo o resto muito bem feito. A inspiração visual em Senhor dos Anéis é muito forte, dá pra quase se sentir na Terra-Média, mas ainda assim tem uma coisa muito única nos gráficos.


Isso era pra ser o Golden Axe nexgen!

O game é sangrento pacas, beira até o exagero, já que mesmo matando um rato os personagens ficam sujos de sangue da cabeça aos pés. O único ponto contra é a movimentação. Correndo nem é tão ruim, mas o combate parece muito uma dança de dois pra lá dois pra cá, com movimentação convincente, porém lenta, mas com jogabilidade refinada, no estilo Baldur´s Gate ou Neverwinter Knights com sistema de foco em oponentes específicos.


Mano mago jogou seu pokemon para queimar os manolos do mal

A parte sonora é fantástica, tanto quanto qualquer game AAA merece. Músicas bacanas, ideais para os momentos que foram produzidas. Todos os diálogos são falados, muito bem escritos e dublados, mesmo os dos bundas que você cruza pelo caminho.


Opa, foto do Dragon Age errado... ah foda-se!

Mesmo com sequência já lançada, Dragon Age: Origins ainda tem um ótimo custo-benefício. Os únicos requisitos são: Gostar de games, de história medieval, ter paciência e nãos e incomodar em perder a namorada (se você tiver uma).



Legendas por Shinkoheo