Rede 4G: beta | Podcast | PS2 | Wii | x360 | PS3 | Mobile | PC



Gênero: Ação
Produtora:
Rebellion
Distribuidora:
SEGA
Lançamento: 16/02/2010

Nota: 6,5





+ Enredos simples e convincentes
+ Sangue pra dar e vender

+ Fidelidade à série original

+ Gráficos bacanas

+ Sonorização fantástica

+ Bom multiplayer

- Modo Horde lixado

- Personagens mal articulados

- Campanhas curtas

- Gráficos inferiores na campanha Predator

- Falhas na jogabilidade dos aliens e predadores

Mais uma adaptação dando as caras nesse ano, dessa vez uma das franquias mais versáteis que se tem notícia, Aliens Vs Predator faz seu debut na nova geração com qualidade acima do esperado, mas com defeitos que transformaram um possível ótimo game em algo somente bom.


Como diria Tihuana: "Agora o bicho vai pegá!"


Primeiro, como era de se esperar, existem três campanhas distintas: a dos marines, a dos aliens e a dos predadores. Todas com enredo próprio e interligadas de alguma forma. Mas não espere nada no nível de um filme!


"Eu sou novo demais pra ser careca, vem ca me beija!"


A primeira coisa a se notar é a jogabilidade. Como cada raça tem suas variantes,a jogabilidade muda bastante de uma espécie pra outra, apesar de os comandos serem os mesmos, com pequenas ressalvas.


Seria aquilo o braço do senhor fantástico com os poderes do tocha?


A campanha humana é provavelmente a mais simples pois pouco difere de um FPS comum. Pra variar, você é o rookie da parada, faz parte de uma equipe que vai pra uma base espacial ajudar sobreviventes presos contra os ataques dos Xenomorphs, os famosos Aliens. É bem direto, bem feito e bem bacana, apesar de umas sacadas pra assustar serem básicas e clonadas de outros games, mas é de longe a campanha mais bacana.


"Alienzita, meu amô, me morro de paixão! Quando sinto teu bafô faz tumtum meu coração"

Os Aliens têm umas particularidades legais, são basicamente invisíveis quando nas sombras, só possuem ataques físicos e são tão ágeis que fica difícil de controlar. O enredo é bacana, onde você controla um xenomorph de laboratório, ajuda a rainha a fugir e espalha o medo nos humanos bundões.


The claw


Os predadores deveriam ser os mais fodões da galáxia, mas na verdade são meio bundões. Todo o equipamento deles é foda, tipo as armas, ficar invisível com a camuflagem e tals, mas o uso é bastante limitado. Toda hora tem que catar uma fonte de energia pra recarregar as armas, e a parada com eles é bem stealth.


Sanguinho verde tipo largatixa


Mas um predador é sempre letal. O problema é que você vai confiar 90% do seu tempo com eles nas habilidades corpo a corpo e a jogabilidade é bastante falha nesse quesito. Normalmente você anda invisível, com sua visão de calor ativada e usa uns equipamentos como um projetor de voz pra desviar a atenção dos humanos miserentos e pegá-los peor trás (ui!). Quando os aliens aparecem, aí o pau canta, mas é meio complicado porque basicamente se luta no mano a mano e quando se está cercado de aliens é difícil dar conta de todos, já que eles te notam mesmo com a invisibilidade, seguindo o cheiro, então não da pra usar stealth contra eles.


Predador escondido no mato queimando uma erva pra relaxar


Graficamente o jogo tem altos e baixos. A campanha humana e alien é bem feita, com visual relativamente parrudo, mas os bonecos às vezes parecem meio esquisitos, principalmente os inimigos xenomorphs, que parecem bonecos articulados. O negócio é que principalmente a matança de humanos é bem detalhada. Arranque a cabeça de um com o predador e veja veias e ossos com bastante detalhes. No todo é um bom jogo pra se manter longe das crianças, mas o lance é que a campanha com o predador não parece ter o mesmo cuidado gráfico das outras, com texturas inferiores, o cenário parece repetitivo, como na floresta, que se notam várias árvores iguais, sem contar que o frame rate às vezes cai.


"Doutor, ele tá com um arranhãozinho no pescoço!"


O som de todo é sensacional, o desespero bate quando você começa a ouvir os silvos dos aliens, os apitos do sonar ou aquele cacarejo do predador, independente da raça que estiver usando. Aliado aos bons gráficos e algumas boas sacadas, dá uma imersão bem bacana.


Rá o alien quis dar um susto estilo pegadinha do malandro e levo bala!


O multiplayer é porreta e bem variado, suporta até dezoito players, mas tem um furo de dar dor ao ver. Num modo tipo Horde (é, virou moda agora) tudo rola suave e bacana... até você perceber que só tem DOIS cenários. A Rebellion provavelmente vai lançar (ou lançou) outros, mas pô, só dois no pacote do game é saca.


Isso só seria em primeira pessoa se o aliem tivesse olho na garganta!

Outro ponto fraco é a impossibilidade de jogar mais de uma campanha paralelamente, pois se você tiver na metade da campanha humana e quizer arrancar umas cabeças com o alien, prepare-se pra perder seu save, já que quando o autosave entrar em ação, ele grava por cima da sua campanha humana. E isso a gente descobre da pior forma possível.


Porra, é paintball verde essa merda agora?


De todo, é um game super agradável, legal mesmo, mas que por conta de defeitos na jogabilidade, inconstância nos gráficos, curta duração das campanhas e umas sacas aqui e ali, acabam minando algo que poderia ser sensacional. Vale a jogada, principalmente se voce for fã de algum dos bichos.



Legendas por Shinkoheo