Rede 4G: beta | Podcast | PS2 | Wii | x360 | PS3 | Mobile | PC



Gênero: Ação
Produtora: Bungie
Distribuidora: Microsoft
Lançamento: 14/09/2010
Nota: 9,5





+ Gráficos Top!
+ Mais brutal!
+ 100% Pt-Br!
+ Uma das melhores campanhas da série!
+ Multiplayer como sempre excepcional!
+ Campanha / Tiroteio em split screen!
- Enredo do livro mal aproveitado
- Mudanças de mais no cerne da série
- Incoerência com linha do tempo da série
- Quem é fã já sabe o final
- Seu personagem é historicamente inútil


São dez anos de estrada divididos em livros, quadrinhos, anime, jogos e sei lá mais o que. Halo mudou o conceito de entretenimento, a forma como as pessoas vêem videogames, o mundo de muita gente e a grande culpada por isso é a Bungie, criadora da série e principal responsável pela mitologia de Halo.


Base de operações da SHIELD na Put Keep Are You!

Halo: Reach foi buscar inspiração no primeiro livro da franquia, "The Fall of Reach", pra contar a história de um grupo de Spartans encarregados de defender o planeta onde ficava a principal base militar da Terra e o centro de treinamento dos manos. Foi em Reach que Master Chief foi criado e lá era o último ponto de resistência da humanidade antes que os Covenant chegassem no praneta.


Esse cara tá me zuando que vai acertar de assim tão longe!

Aqui é que começam os problemas pra quem é fã: o grosso da história ta lá, mas ao invés de tomar um caminho próximo do que foi feito em ODST e contá-la na visão dos personagens que participam efetivamente dos fatos, trocando-os conforme a necessidade, a Bungie preferiu deixar que você criasse um Spartan para acompanhar o Noble Team. O resultado são alterações no enredo para a inclusão de um novo personagem, sendo que ele nunca está ativamente participando dos fatos. Não que o enredo seja ruim! Na verdade é muito bom, se não o melhor da série, mas não foi trabalhado com o empenho que merecia.


O que o mano do Army of Two ta fazendo aê?

Lado a lado com as alterações na história, mudanças na jogabilidade influenciam o contexto do universo Halo como um todo. Fãs xiitas reclamaram que acham um absurdo haverem em Reach equipamentos e habilidades mais avançadas do que em outros jogos cronologicamente posteriores. Alguns equipamentos possuem funções mais avançadas, como o jipe Warthog, que agora carrega um Lança-Mísseis. Se tivessem me dado um desses em Halo 3...


Foto com arma padrão pra provar que isso é Halo

A jogabilidade excepcional de Halo foi refinada ao máximo e a estrutura geral do jogo foi melhor lapidada dessa vez. Ainda há tudo de Halo: cenários grandiosos, tiroteios frenéticos, controles de veículos, bla, bla, bla, só que dessa vez é tudo mais sequencial, cadenciado e numa escala de dificuldade crescente mais justa. Nada de batalhas absurdamente difíceis permeadas por combates fracos, quanto mais se avança, mais difícil fica e pronto. Somando isso a inimigos mais inteligentes, pode-se dizer que esse é o Halo mais difícil da série.


Momento Star Wars Episódio II

O maior impacto de Halo: Reach fica no ponto que era considerado o mais fraco da franquia: os gráficos. Que gráficos! Rodando na nova engine da Bungie, ninguém há de reclamar mais nada sobre a baixa qualidade de texturas ou cenários simplistas. Tudo foi refeito do zero e o nível de detalhes, efeitos de luz e qualidade nos artworks do game superam qualquer coisa já vista antes na série, mas como tudo tem um preço, quando junta muita coisa na tela, o game pode dar uma patinada de vez em quando, mas nada que prejudique a jogabilidade como um todo.


Momento Mortal Kombat

O som é um caso a parte. A trilha é, como sempre, excepcional e totalmente original! A dublagem é excelente e pra nós, brazucas, tem uma versão 100% Pt-Br profissa!


Momento Tropas Estelares 5

Halo: Reach fecha com chave de ouro a participação da Bungie na série. Este é com certeza um dos melhores jogos da franquia e um stand alone excepcional. Só fica a crítica com relação a falta de sentido em modificar coisas enraizadas na série e ignorar o fã, mesmo que seja na tentativa de angariar novos. A nota lá em cima pode ser reduzida dependendo do seu nível de fanboy. Quanto mais fã, mais baixa, mas pra quem é novato, a compra é certa e a satisfação absoluta.