Rede 4G: beta | Podcast | PS2 | Wii | x360 | PS3 | Mobile | PC

NHL 10



Gênero: Esporte
Produtora: EA Canada
Distribuidora: Eletronic Arts
Lançamento: 15/09/2009
Nota: 8,8


Review
Não é de hoje que os jogos de hockey são bacanas de se jogar em videogames, desde a época dos 16 bits já existiam coisas legais no mercado, principalmente a série NHL 1994 pra frente, que assim como os FIFA, Maden, MLB e NBA Live sai a cada ano com suas atualizações de campeonatos, mecânica e otras cositas mas.



Armando um shoryuken!

Ao pensar num jogo de hockey logo se imagina controles semelhantes aos jogos de futebol, tal como era alguns anos atrás, mas em NHL 10 o controle é completamente diferente, simples e intuitivo, por mais que se demore um pouco pra se pegar as manhas.


Se botar esse cara pra ser goleiro no futebol ele vai se dar melhor que o Fábio Costa!

Aqui a coisa funciona da seguinte forma: analógico esquerdo movimenta o jogador, R Whatever executa passes (e troca de jogadores sem a posse da puck), e o direito, se colocado em direção às laterais da arena, o jogador protege a puck com o taco para o lado que você colocou, se colocar em direção ao gol, ele executa um chute (ou tacada, se preferir) rápido, se coloca para trás, ele levanta o taco nesta direção armando uma pancada da pesada, logo, colocando para trás e para frente em seguida, o jogador desce uma paulada com o taco na puck pra furar o goleiro no meio. Explicando em texto parece complicado, mas É SUSSA!


Fazendo graça pra criançada!

De resto os controle são simples e cada botão tem uma funçãozinha, algumas funcionais, outras não. E pra quem não gostar desse estilo de controle ainda se pode escolher jogar com o padrão do NHL 1994, B chuta, A é o passe e já era.


Fazendo gol e passe de balé!

A movimentação dos jogadores é extremamente natural e até inesperada, pois os jogadores fazem coisas que chegam a impressionar quando se vê pela primeira vez, e mesmo depois de algumas semanas de jogo você ainda vê coisas diferentes sendo feitas.


Esse daí encoxa a mãe no tanque!

O sistema de impacto também recebeu uma boa atenção. Levantou o taco e pegou na boca do oponente, dá pra entir ele levando a pancada e colocando a mão no local atingido. De vez em quando alguma coisa sai dos eixos, mas no geral esse tipo de coisa se porta bem no game.


Atenção Creuzebeck que agora vai começar a baixaria!

Dá pra se notar que o game foi desenvolvido com muita atenção e carinho (oohh, que meigo!), pois cada detalhezinho que se enxerga é bem feito, como a torcida que tem ótimo sistema de animação e o acrílico em volta da arena tem o mesmo movimento que na realidade.


Isso no futebol é falta, no hockey tá valendo!

O som é muito bom, com todos os efeitos convincentes e narração bem variada, sendo bem difícil ouvir frases repetidas durante uma partida. A trilha sonora conta com rocks tipo Megadeth, DragonForce, Nickleback e tals.


Que foi isso? Levou uma puck nos dente?

Para os mais detalhistas é possível editar tudo em se tratando de tática e estratégia (mais até que nos FIFAs), mas deixando no automático a coisa acaba saindo bem feita, sendo até bom deixas as substituições no automático.


Esse daí reza toda vez antes de tentar fazer o gol

O posicionamento dos seus companheiros controlados pelo computador deixa um pouco a desejar às vezes, pois eles não se colocam muito frequentemente em condições de receber um bom passe e arrematar de primeira para o gol (forma mais comum de se fazer gol num jogo de hockey, real ou virtual), mas dá pra ajustar isso nas opções.


Que povo mais religioso!

E o que seria de um jogo de hockey sem as brigas? Muita gente gosta de pegar um jogo desse esporte só por causa da pancadaria, e aqui é facinho sair na mão com alguém. Qualquer encontrão depois que o jogo para pode ser motivo pra revide e, consequentemente, sair na porrada, bastando apertar o botão Y para tirar as luvas e partir pro abraço, ou melhor, pro arregaço!


Mira nos dente!

Quando uma briga começa a visão fica em primeira pessoa e os controles são mais ou menos no esquema da série Fight Night, onde o analógico direito controla a mão da porrada e o esquerdo a mão que segura a camisa do oponente, e dá pra sentir os impactos na pele, principalmente quando você apanha.


Se esse gol não estivesse aí esse cara estaria encrencado!

Falando em visão, há uma infinidade de opções para primeira pessoa ou visão por detrás, mas só uma para lateral, padrão broadcasting, que não tem regulagem nem de zoom e nem de altura. Vale a pena citar que há um modo de jogo em qua você controla apenas o goleiro.


Seria isso uma dica de que time pegar pra jogar o campeonato?

No fim das contas NHL 10 é um ótimo jogo que pode agradar até aos que não gostam de jogos de esportes ou futebol, já que os controles são simples (tal como as regras, que qualquer ameba entende com alguns minutos de jogo) e as brigas são boas. Merece ser jogado por todos!

Prós e Contras
- Hockey no videogame é muito bom!
- Movimentação bem natural
- Lutas em primeira pessoa
- Controle simples e objetivo
- Velocidade na medida
- Melhor que muito jogo de futebol
- Ótimo para multiplayer

- O posicionamento ofensivo do seu time é meio ruim
- Não tem licenças oficiais da seleções
- Só uma opção de câmera lateral


Vídeo