Rede 4G: beta | Podcast | PS2 | Wii | x360 | PS3 | Mobile | PC



Genero: Ação
Produtora: Bungie
Distribuidora: Microsoft
Lançamento: 22/09/2009
Nota: 8,5


Revision
Mais uma vez estamos de volta ao universo futurista pica das galáxias de Halo pra meter chumbo nos covenant safados em prol da sobrevivência nesta nova versão de uma das franquias mais bem sucedidas do mundo do entretenimento.



"Pose pra foto tiu, é pra esse lado porra!"

Diferente de todas as outras, Halo ODST decide mostrar a guerra de uma perspectiva totalmente diferente: sai o visor do capacete do queridão Master Chief, entra a visão noturna do capacete do Novato, um integrante da famosa ODST (Orbital Dropshock Troopers, ou Tropa de choque orbital), tambem conhecida como hell jumpers, os saltadores do inferno.


"Mais um dia com o Sr. Bigode detonando uns ETs intergaláticos!"

Na boa , os caras são loucos, e isso você percebe já na abertura, quando seu personagem salta rumo à Nova Mombasa, na Terra, dentro de uma cápsula. Sim queridos, estamos de volta à Terra, na mesma cidade que Chief estava em Halo 2. E, sim, claro que há referências ao capítulo dois da série.


Aê, essa metranca é normal demais pa esse jogo pô!

O enredo é bem bacana e diferente do resto da série, já que você alterna entre vários integrantes da ODST, em situações e momentos totalmente diferentes, o que dá novos pontos de vista no que diz respeito à narrativa da série. Talvez Halo: Reach use uma perspectiva parecida.


Esse soco inglês é uma puta apelação!

O game não difere muito na parte gráfica de Halo 3, já que ele é considerado, de certa forma, uma expansã, mesmo sendo um jogo completo e com uma experiência solo sem ligação direta aos fatos de Halo 3. Dá pra ver que tem umas melhorias bacanas nos efeitos de luz e tals, mas ainda é Halo 3.


"Circulando bicho feio! Circulando!"

A jogabilidade não mudou nada, mas a situação de seus personagens faz a diferença. Chief era foda, então ele podia carregar duas Uzis, uma em cada mão, e pular dez metros, coisa e tal, sem suar. os ODSTs não, pois são humanos, saltam mais baixo, não se curam sozinhos (os danos a armadura recarregam com o tempo, mas energia necessita de Medkits), nem pense em duas Uzis, e isso muda toda a estratégia do jogo. Outra novidade é que o mapa é estilo sandbox, mas sem ser exatamente um Sandbox. A cidade continua meio linear, mas as áreas são bem vastas e dá pra explorar bastante antes de ir pro ponto marcado e concluir a missão. Outra coisa bacana é o visor do capacete dos ODST que, quando acionados, destacam os inimigos e os itens nos cenários, facilitando a navegação pelos mais escuros.


Ah não, agora tem robô do Sub-Zero e do Scorpion?!?

O grande destaque fica pro modo Firefight (tiroteio, por aqui). Pense o modo Horde de Gears of War, uma área limitada com monstros vindo em hordas cada vez mais mortíferas e um grupo (ou um maluco sozinho) tentando resistir. Fora que o pacote trás todos os mapas para multiplayers.


"Sai daí que esse patinete é do meu filho, seu retardado!"

Nada a declarar sobre o som, muito bom, quem conhece Halo sabe. Quem não conhece fica sabendo que é excelente. No Brasil o game foi lançado totalmente em português, assim como Halo 3. Quem pegar a versão americana também tem acesso a legendas em português, bastando deixar o idioma do console como português, mas, no caso, as falas in game (fora das animações) não têm legenda.


"Todo mundo com arma laser e eu com pistolinha? Que sacanagem!"

Halo 3: ODST é obrigatório para os fãs da série e uma ótima pedida pros de FPS em geral. Gráficos bacanas, apesar de ter melhores no Xiboca, som no ponto, narrativa inteligente e até uma boa dose de estratégia que pode entreter mesmo quem já jogou outro Halo e não curtiu. A mudança de personagens e suas caraterísticas diferentes do Chief fazem com que a outra abordagem da jogabilidade atraia novos adeptos e talvez espante alguns que podem vir a achar o novo um pouco difícil. Pena que o jogo é muito curto.

Prós e Contras
- Bons gráficos
- 100% em português
- Enredo Bacanudo
- Cérebro em vez de balas
- Tiroteio!
- Todos os mapas Multiplayer

- Muito curto
- Pode ser mais difícil que os outros
- Sandbox sem ser Sandbox


Vídeo




Legendas por Shinkoheo