Rede 4G: beta | Podcast | PS2 | Wii | x360 | PS3 | Mobile | PC



Genero: Corrida
Produtora: Slightly Mad Studios
Distribuidora: EA Games
Lançamento: 15/09/2009
Nota: 9,0





+ Gráficos parrudos
+ Jogabilidade amigável sem ser ridiculamente fácil nem absurdamente difícil
+ Você sempre está ganhando alguma coisa
+ Som pra ligar no Home Theather e por no talo (ui!)
+ Uma das melhores sensações de velocidade existentes
- Poucas pistas e carros
- Carros picudos acessíveis com facilidade, o que te faz ignorar o resto
- Poucos modos online


Pra começar, prepare um lugar aconchegante para enfiar suas luzinhas, porque porque aqui não tem dessas firulas não, mano! Shift é sangue no olho e agora o negócio ficou sério, sem espaço pra tunagens de gosto duvidoso!


Como sempre, legendar fotos de jogo de corrida é um saco!

Primeiramente, ele pega a ideia de Pro Street, onde se substitui as corridas clandestinas de rua por circuitos reais, campeonatos a sério e realismo autêntico, mas ainda com um leve toque arcade que a série sempre teve, e joga fora o resto imprestável da tranqueira Pro.


Pra que farol acesso a essa hora do dia!

NFSS é lindo de doer, flui numa velocidade agradável e tem detalhes de sobra. A visão interna do carro é a coisa mais bacana do jogo que, além de reproduzir com perfeição os painéis dos carangos, a câmera sofre alteração de acordo com a física, como se fosse a cabeça do piloto. Nas freadas, ela vai lá na frente, numa curva fechada ela entorta, e por aí vai.


Volante de Daytona USA?

Outra sacada bacana é quando você bate. A ideia é que, de acordo com a força da batida, você tenha a impressão de que fica tonto e isso se resume em ficar tudo preto, branco e embaçado. De fora é um jogo muito bonito, claro que não chega aos pés de um Forza ou GRID, mas pode se dizer que ele é o terceiro da lista, e isso é um mérito.


Esse dava pra entrar no filme do Speedy Racer!

A jogabilidade é extremamente puxada para a simulação, apesar de a atmosfera de seriedade do game trazer mais uma ideia de simulação da simulação do que simulação de verdade, saca? Não? Freud explica... A ideia é que o game seja um simulador tipo Forza, mas tem um feeling de jogabilidade meio arcade durante as corridas com sensação de velocidade um tanto maior que um simulador mais real.


Retrovisores de vidro! Ao contrário de muitos jogos por aí!!

O lance é que os carros não se comportam exatamente como se esperaria de um simulador, mas com certeza eles se comportam como você gostaria que eles se comportassem numa pista de corrida, exceto nas corridas de drift (infelizmente elas ainda existem), onde o carro parece estar correndo numa pista cheia de óleo e sabão. Mas nada tema! Graças ao criador, as pragas de Drift podem ser ignoradas solenemente sem te dar um prejuizo sequer no andamento da carreira.


Seguindo o trilho

O game conta com umas 20 pistas e cerca de 60 carros, todos reais, naquele esquema de evoluir no jogo e liberar classes mais pans, e grana provavelmente não será problema se você não ficar upando carro. As corridas se tornam mais difíceis com o tempo, mas mesmo as versões básicas das carangas dão conta do recado.


Dodgão maquinado no fundo do quintal do Zé Perneta!

O multiplayer online, pra quem interessar possa, é bem básico: corridinhas rápidas (rankeadas ou não) e um modo meio louco chamado Driver Duel, onde você e um adversário participam de uma competição. Imagine aquela torre de batalha de Mortal Kombat, você começa embaixo desafiando alguém, o game define o carro e a pista, quem ganha sobe um degrau, ganha um carrinho melhor e uma pista mais difícil, e assim voce vai subindo a escadinha até estar desafiando um viciado em uma pista insana com um foguete sobre rodas. Quem perde volta pro fim da fila.


Aaaaahhhh, minha Ferrari!!

Na parte sonora, tudo beleza. Por definição, as músicas são off nas corridas e a única coisa que tu vais escutar é o ronco dos motores, pneus chiando e o barulho das porradas na lataria. Jogue no talo e seja feliz!



Legendas por Vivard