Testado com os games: Guitar Hero II e Guitar Hero III: Legends of Rock
Nota: 9,0
A Rê Vendo
Como já dito no review da versão do PS2, jogar Guitar Hero sem o controle-guitarra não é tão brochante como jogar Dance Dance Revolution sem o controle-tapete, aliás, é um ótimo e viciante game jogando-se pelo joystick. Porém, quando se tem a guitarra em mãos, pode-se multiplicar a diversão por 100 que ainda é pouco pra expressar a parada em palavras!
Se sentindo um Guitar Hero
No controle, você apenas tem que apertar os botões enquanto as bolinhas que representam as notas passam na base da barra (isso no Xbox 360 é um cacete com aqueles RT e LT analógicos. Com a guitarra, você deve segurar os botões referentes e dar a palhetada. Aliás, tem gente que usa palheta para jogar e que faz cambalaxos com clipes, tazzo, bilhete único e tals.
Pacotão
Para isso existe uma barra horizontal que pode ser movida para cima ou para baixo, que ativa as notas, assim como numa guitarra de verdade, e técnicas como taps e hammer on também podem ser utilizadas. Outro detalhe é que os botões do braço são feitos de forma em que é possível utilizar um só dedo para passar de um para o outro, o que facilita na hora solos e tals.
Buracos escondidos
Há a alavanca, com posicionamento regulável, que funciona como uma alavanca de guitarra mesmo e, para ativar o Star Power não é preciso apertar nada, basta empinar o braço da guitarra que ele é ativado. Sensor este, aliás, muito mais preciso que o da guitarra do Rock Band.
Visual clean
Falando em Rock Band, na comparação entre as duas guitarras, a de X-plorer leva a melhor, pois além de mais confortável, tem os botões mais suaves e o sistema de palhetada mais preciso. Faz mais barulho que a Strato do RB, mas isso é o de menos.
Pacotão econômico
Esta versão da guitarra era originalmente vinda no pacote de Guitar Hero II, mas no GH3 ela é a opção com fio, já que a Les Paul que vem no pacote mais recente é wireless.
Isso sim é que é Rock Band!
Claro que nem se compara com a dificuldade de se tocar uma guitarra de verdade, mas a sensação de estar tocando é tanta, que, uma pessoa que toca ou já tocou guitarra, vai ter reflexos naturais como, dar bengies, balançar o braço da guitar pra nota vibrar e outras coisas do tipo. Ainda acho que só falta uma alavanca tipo Floyd Rose, coisa que nem a versão do GH4 terá.
Prós e Contras
- Totalmente intuitiva
- Melhora a graça do jogo em cerca de 90%
- Resistente
- Confortável
- Preço (no Xbox 360 ainda não tem versão alternativa)
Vídeo (versão with lasers)